PROTEÍNAS
A palavra proteína é derivada da palavra grega πρωτεῖος (proteios) que significa "principal",” na liderança”, ou" em pé na frente”.
As proteínas,alem de constituírem o componente celular mais abundante,são as moléculas mais diversificadas quanto à forma e à função.
Existem vários tipos de proteínas que realizam uma variedade de funções,funções estas como:estrutural,catálise,movimento,transporte,hormônios,proteção,armazenamento,regulação.
Essas não são as únicas funções das proteínas,mas elas estão entre as mais importantes.Claramente,cada necessidade individual requer várias proteínas para conduzir essas funções variadas.
Embora exista uma ampla variedade de proteínas,todas apresentam basicamente a mesma estrutura:são cadeias de aminoácidos.Como o nome indica,um aminoácido é um composto orgânico que contem um grupo amina e um grupo carboxila.Os químicos orgânicos podem sintetizar vários milhares de aminoácidos,mas a natureza é muito mais restrita e emprega 20 aminoácidos comuns para montar as proteínas.
A organização espacial da proteína é resultante do tipo de aminoácido que a compõem e de modo como eles estão dispostos uns em relação aos outro.A estrutura das proteínas pode ser descrita em quatro níveis:Estrutura Primária/Estrutura Secundária/Estrutura Terciária e Quartenária.
A estrutura primária é a sequencia de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica,que é determinada geneticamente,sendo especifica para cada proteína.
A estrutura secundária descreve as estruturas regulares tridimensionais formadas por segmentos de cadeia polipeptídica organizações são particularmente estáveis: o enrolamento da cadeia ao redor de um eixo e a interação lateral se segmentos de uma cadeia polipeptídica ou de cadeias diferentes. Estas conformações são denominadas,respectivamente α-hélice e β pregueada
A estrutura terciária descreve o dobramento final da cadeia polipeptídica por interação de regiões com estrutura regular(α-hélice ou folha β pregueada)ou e regiões sem estrutura definida.Neste nível de organização,segmentos distantes da estrutura primária podem aproximar-se e interagir,por intermédio de ligações não-covalentes entre as cadeias laterais dos resíduos dos aminoácidos.
A estrutura quaternária descreve a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas(subunidades) para compor uma proteína funcional.A estrutura quartenária é mantida por ligações não-covalentes entre as subunidades,dos mesmos tipos que mantêm a estrutura terciária.
Estruturas primária,secundária,terciária e quaternária de uma proteína.
Postado por: André Freitas
Fonte: Marzzoco,Torres.Bioquímica básica.
BETTELHEIM, Frederick A. Introdução à química
geral, orgânica e bioquímica