Sabe-se que a digestão das proteínas é iniciada no estômago. No estômago será secretado um tipo de enzima que é de extrema importância para a digestão das proteínas esta enzima é denominada como pepsinogênio, no entanto tal enzima é inativa quando encontra em um Ph diferente de 2-3 (Ph extremamente ácido), para que a enzima obtenha um ph propício para sua atividade as células Parietais secretam um ácido denominado de ácido clorídrico ou HCl, sendo que este ácido possui um ph = 0,8 que quando em contato com os demais conteúdos gástricos atinge um ph ótimo para a ativação do pepsinogênio que agora passará a se chamar pepsina. Sendo assim temos:
PEPSINOGÊNIO + ÁCIDO CLORÍDRICO = PEPSINA
A pepsina possui uma característica muito importante que é a capacidade de digerir o colágeno, esta proteína é pouco afetada por outras enzimas, e é um importante constituinte do tecido conjuntivo das carnes. Para que as demais proteínas sejam digeridas é necessária à digestão do colágeno em primeiro lugar. Deve-se acrescentar que a importante participação da pepsina na digestão de proteínas só corresponde de 10 a 20% da digestão total de proteínas.
Seguida da fase de digestão de proteínas pelo estômago vem à fase na qual estas vão para o intestino e sofrem a maior parte da digestão na primeira porção intestinal que é correspondente ao duodeno, nesta porção as proteínas sofreram a ação das enzimas secretadas pelo pâncreas, sendo as principais enzimas proteolíticas a iripsona, quimiotripsina e caboxipoli-pepudase. Quanto a característica de ação destas enzimas podemos ressaltar que tanto a tripsina, quanto a quimiotripsina podem clivar as moléculas proteicas em pequenos polipetidios, já a carboxipolipetidase tem o poder de clivar os aminoácidos individuais das extremidades carboxila dos peptídios. Entretanto embora as proteínas sofram diversas ações enzimáticas, apenas uma pequena porcentagem é digerida até os seus aminoácidos constituintes, sendo que a maior parte permanecerá na forma de dipeptidios, tripeptidios e alguns peptidios maiores.
A digestão final das proteínas será feita pelas células epiteliais que revestem as vilosidades do intestino delgado. Estas células possuem microvilosidades que objetivam possuir um maior contato com o conteúdo encontrado no intestino. Nas membranas celulares encontram-se diversas peptidases, sendo que dois tipos são especialmete importantes, estas enzimas são as aminopeptidases e diversas dipeptidases. Estas enzimas tem como objetivos desdobrarem os polipeptídios maiores em tripeptidios, dipeptidios e até em alguns aminoácidos, agora por fim estes são absorvidos e transportados pela corrente sanguínea.
Postado por : Tatiane Ribeiro Alves
O Brasil que eu quero é mais Tatiane Ribeiro Alves Que postam conteúdos super interessante que auxilia na construção de novos relatório e deixa seus dados para outros acadêmicos usar como referência.
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirGostei do resumo
ResponderExcluir